Novo Ubuntu sem complicações

Experimentar um sistema operacional diferente é tradicionalmente uma tarefa chata, demorada e que exige conhecimentos técnicos razoáveis para não estragar as coisas no computador. Uma opção popular é utilizar distribuições LiveCD, mas mesmos essas possuem uma série de limitações – principalmente ligadas a desempenho – que não permitem ter uma noção precisa de seu uso no dia-a-dia.

Ubuntu 8.04 trouxe uma solução, semelhante às usadas pelo BeOS e Topologilinux, que instala o sistema em um único arquivo no mesmo disco rígido onde o Windows está instalado. Esse arquivo é utilizado como um disco rígido normal quando o sistema é iniciado, o que é feito pelo próprio menu de inicialização do Windows – o mesmo que aparece após um desligamento mal-sucedido do Windows – além disso, o sistema pode ser desinstalado pelo próprio Windows, procedimento muito mais fácil que quando se instala um sistema nos métodos tradicionais.

Instalação

O primeiro passo é copiar o Ubuntu e gravá-lo em CD, baixar aqui o arquivo ISO e quando terminado o download use seu gravador de CD para queimar um disco – é importante ressaltar que não é para se gravar o arquivo ISO e sim seu conteúdo. Uma alternativa é solicitar o envio grátis de um disco para sua casa, serviço disponível em http://shipit.ubuntu.com/.

Com o disco do Ubuntu em mãos basta inseri-lo no drive e aguardar aparecer a seguinte tela:

Caso ela não apareça basta executar o arquivo Wubi.exe gravado no disco.

Para começar a instalação clique em Install inside Windows. Na tela seguinte defina as opções disponíveis – local de instalação, idioma e tamanho da instalação – não se esqueça de definir um nome de usuário e senha (que deve ser digitada e confirmada). É importante ter ao menos 4GB de espaço livre em disco para a instalação. Clique em Install para começar a cópia de arquivos.

O Wubi começará então a cópia de arquivos, que pode demorar alguns minutos conforme a velocidade de seu computador. Terminada a cópia é necessário reiniciar o computador, feche todos os programas em execução e clique em OK e depois reinicie o computador.

Ao reiniciar o computador aparecerá uma nova opção, Ubuntu, no gerenciador de inicialização do Windows, selecione-a e aguarde o carregamento e o término da instalação.


Terminada a instalação surge o Ubuntu!


A versão nova traz algumas mudanças interessantes como tempo de inicialização mais curto, uma nova tela de carregamento e login, novos temas para a área de trabalho, um sistema de desenho de fontes melhorado e novas versões dos aplicativos instalados. Agora só por o Beryl Compuz Fusion, turbinar seu linux, e viva ao software livre!

Fontes: SuperDownloads, Ubuntu.org

2 Respostas

  1. muito bom o artigo para ajudar iniciantes!!! e bom saber que o novo ubuntu demora menos tempo ainda para iniciar (o que ja era rapido). A cada atualização ele fica ainda melhjor!
    vlw

  2. muito bom, e grande parte graças ao ubuntu o linux vem cada vez mais se popularizando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: